Escondidinho cremoso de linguiça toscana

Escondidinho sempre é uma receita fácil e que agrada a muitos. Essa receita é uma das mais práticas, para quem gosta de sabor forte como a carne seca, mas nem sempre consegue se programar para dessalgar a carne a tempo.

escondidinho04

 

Ingredientes para o purê:

* 6 batatas médias
* 1 xícara de leite fervente
* 1 colher de sopa de manteiga
* Queijo ralado a gosto
* Noz moscada a gosto
* Sal

Cozinhe bem as batatas e faça um purê cremoso, porém que mantenha uma boa consistência para a montagem do escondidinho. Para dar um toque especial, acrescente queijo ralado e noz moscada a gosto. Eu costumo usar bastante dos dois ingredientes.

Ingredientes para o recheio:

* 6/8 linguiças tipo toscana
* 1 tomate médio
* 1 cebola média picada
* 3 dentes de alho picados
* Cheiro verde a gosto
* Pimenta do reino a gosto

Retire a pele das linguiças e pique o recheio. Nesse momento eu aproveito para retirar o quanto consigo dos pedacinhos de gordura, assim fica mais saudável. Numa panela grande (para não juntar água), frite muito bem a linguiça com pouco óleo. Acrescente a cebola e deixe murchar, só então junte o alho. Quando tudo estiver frito acrescente o tomate e cheiro verde. Não deixe que o tomate faça muita água. Finalize com a pimenta e se necessário, acerte o sal, mas cuidado: a linguiça já é temperada.
Você pode acrescentar outros temperos ao recheio, depende do seu gosto.

escondidinho01

Montagem:

Faça uma camada com a metade do purê. Acrescente todo o recheio e cubra com o restante do purê. Cubra com queijo ralado. Eu coloco um pouco de mussarela também, pois o gratinado fica mais bonito. Leve ao forno médio até gratinar e fique de olho para não queimar o fundo do escondidinho!

Opcionais: Por cima do recheio, antes de cobrir com o purê, você pode acrescentar uma camada de requeijão cremoso. Fica muito bom também!

Para uma versão mais elaborada, porém menos prática, você pode substituir o purê de batatas por purê de mandioca. Mas lembre-se que é bem mais trabalhoso!

escondidinho02

Advertisements
Leave a comment

2 Comments

  1. hmmm que fome!

    Reply
  2. Linda receita, me parece deliciosa! Adoraria receber sua visita e opinião em meu blog: http://mariamestrecuca.wordpress.com/ Abs, Maria Sônia.

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: