Massinha para o dia das crianças

Uma das imagens que tenho da minha infância é da minha mãe fazendo massinha para a minha irmã e eu brincarmos. Era sempre rosa e lilás, porque era feita de kisuco. Naquela época não existia a quantidade de corantes comestíveis que existe hoje e nem sucos….kkk.

Nota: na década de 80, kisuco era o suco mais barato e artificial que existia. O suco de morango era neon de tanto corante que tinha. E era muito legal porque a massinha ficava com um cheirinho de kisuco e uma textura muito boa.

Para fazer a massinha, você vai usar os ingredientes que tem em casa:

* 4 xícaras de farinha de trigo
* 1 xícara de sal
* 1 colher de sopa de óleo
* 1 xícara e meia de água
* corante alimentício ou kisuco

Misture os quatro primeiros ingredientes até ficar bem misturadinho.

Depois divida em parte iguais. Aí sim, acrescente corantes diferentes em cada pedaço.

Dá para ensinar as cores primárias…

… e mostrar que da mistura delas aparecem outras cores …

… e outras cores …

No final, as massinhas vão estar dessa cor…

O efeito colorido é muito legal, né?

Acho super válido deixar as crianças colocarem a mão na massa. Ela fica bem macia e é atóxica.

Se ficar muito dura, acrescente um pouco mais de água.

Se ficar muito mole, coloque um pouco mais de farinha.

A massinha resseca um pouco fora do plástico. Para voltar ao normal, pode colocar uma gotinha de óleo.

* O caçula não existia nessa época … kkkk

Beijinhos e até mais

Next Post
Leave a comment

Leave a Reply

